20060201

C:\>mano a mano_


Com esta nova secção, eu e o Gonçalo pretendemos lançar periodicamente dois nomes de actores que consideremos equiparáveis. Nesta primeira escolha como não divergimos nas nossas opiniões, será interessante saber se serão vocês a alimentar o debate.

Começamos com dois actores que admiramos há anos, o que complicou bastante a escolha dos melhores papéis, pois tivemos que deixar de fora interpretações inesquecíveis. Durante anos, o Padrinho II foi a única hipótese de disfrutarmos destes dois talentos num só filme, contudo todos nos perguntávamos para quando o privilégio de os ver contracenar, até que Michael Mann nos oferece Heat em 1995.


- Al Pacino (25-04-1940)

“I know it was you Fredo. You broke my heart. You broke my heart!”

3 Melhores Interpretações: Michael Corleone (The Godfather Trilogy), Frank Slade (Scent of a Woman) e Carlito “Charlie” Brigante (Carlito's Way)


- Robert De Niro (17-08-1943)

“You talkin' to me? You talkin' to me? You talkin' to me? Then who the hell else are you talkin' to? You talkin' to me? Well, I'm the only one here. Who do the fuck do you think you're talking to? Oh, yeah? Ok.”

3 Melhores Interpretações: Jake La Motta (Raging Bull), Travis Bickle (Taxi Driver) e Leonard Lowe (Awakenings)


Anteriormente penso que seria mais complicada a eleição, mas agora apesar de reconhecermos uma maior versatilidade ao De Niro, o carisma do Pacino e alguma da filmografia recente do De Niro faz com que posicionemos o baixote do Al um pouco acima, sendo o nosso vencedor deste duelo. Hoo-ah!


Próximo mano-a-mano: Sean Penn e Johnny Depp.

15 Comments:

Blogger JP SHARE

versatilidade vs carisma.
eu tb acho q o al ganha em carisma, no entanto por vezes dá a ideia de que se limita a emprestar a sua personalidade à personagem. é difícil abstrairmo-nos do al para ver a personagem. o roberto é capaz de outras metamorfoses... e tb tem carisma.
eu cá ia pelo roberto.

2/01/2006 06:27:00 da tarde  
Anonymous S0LO SHARE

Nah..continuo a achar o De Niro melhor actor. Os trabalhos mais recentes dele é que estão abaixo da média, porque de resto...

Cumps =)

2/01/2006 06:41:00 da tarde  
Blogger nuno SHARE

e fazem mt bem:) eu n consigo dizer qual deles é o melhor actor, pois acho os dois excelentes, os melhores da sua geração. n quisemos dizer q o pacino era melhor actor q o de niro:) apenas preferimos...

jp qt ao "emprestar a sua personalidade à personagem" q dizes de nicholson, brando, connery, etc?

2/01/2006 07:51:00 da tarde  
Blogger chica SHARE

São os dois excelentes, no entanto as ultimas aparições cinematográficas do De Niro não são grande coisa...como por exemplo no filme "Um sogro do pior" e a sua sequela. Um actor da sua categoria deveria escolher melhor os filmes...

2/01/2006 08:11:00 da tarde  
Blogger Tiago SHARE

Qual deles o melhor?

Ambos excelentes, prefiro o Al Pacino, aliás um dos meus actores preferidos...

Quanto ao Robert de Niro também gosto mas sempre que vejo um filme com ele não o consigo desligar de personagens com uma personalidade pesada e "avarenta" mesmo que ele tente ser simpático.

2/02/2006 10:42:00 da manhã  
Blogger João Bizarro SHARE

Os meus 2 actores preferidos.
Boa escolha. Se bem que o De Niro tenha andado nos últimos tempos arredado dos bons projectos.

2/02/2006 02:22:00 da tarde  
Anonymous luis SHARE

Gosto muito dos dois. A escolher escolheria o De Niro. Não por considerar que é melhor actor mas sim poque se adapta na perfeição a personagens distintas. Mas aqui fico-me pelo gosto pessoal, até porque já vi muito smais filmes com o Niro do que com o Al Pacino.

Para a próxima façam um duelo entre Nicolas Cage vs Edward Norton

Abraços.

2/02/2006 02:47:00 da tarde  
Blogger nuno SHARE

curiosa a análise do tiago em comparação à do jp.

de facto n dá para entender alguns dos projectos do de niro.

o norton já está reservado para o seymour hoffman;)

2/02/2006 02:59:00 da tarde  
Blogger Knoxville SHARE

Tanto o Pacino com o De Niro são do melhor que já alguma vez apareceu em Hollywood e julgo que não é justo dar a vitória a um deles. Ganham os dois, um numas coisas outro noutras, mas nenhum supera nenhum. Apesar de preferir maioritariamente as obras de Al Pacino às de De Niro (mas atenção que ambos protagonizaram excelentes e históricas representações).

Aliás, das dezenas de posters emoldurados no meu quarto, apenas dois não são de filmes mas sim de um actor e de uma actriz. E o actor é esse mesmo, Al Pacino :) (A gaja é a Jolie, devem perceber porquê :D)

Gostei bastante desta ideia, que venham os próximos duelos.

Cumprimentos.

2/02/2006 08:31:00 da tarde  
Blogger Paulo SHARE

Eu não consigo escolher o melhor entre os dois. É mesmo uma questão de versatilidade vs. carisma, mas especialmente uma questão de talento vs. talento e aí não dá mesmo para escolher :-P

2/04/2006 11:31:00 da manhã  
Blogger dermot SHARE

Acho que é um empate técnico. O meu reparo é só a um pormenor: Robert de Niro está muito bem em Despertares, mas nesse top 3 tem que estar o seu Corleone.

2/06/2006 12:52:00 da tarde  
Blogger wasted blues SHARE

Escolha difícil, mas opto por Robert de Niro. Não o considero melhor actor que o Al Pacino, mas vi muito mais filmes com o primeiro. Só o Raging Bull deturpa logo a minha tentativa de ser imparcial :)

2/09/2006 11:19:00 da manhã  
Blogger nuno SHARE

:) não foi à toa q começámos com estes. ficou bem patente o q representam estes dois actores nos vossos comentários. qt às escolhas dos papéis, como devem imaginar, ao seleccionar 3 ficarão sempre excelentes interpretações de fora. Cumprimentos a todos!

2/15/2006 11:37:00 da manhã  
Blogger Pedro Sargento SHARE

o carisma de Al Pacino prende-nos ao ecrã, mas também considero que de Niro tem outra versatilidade.
Só não concordo com a inclusão de "Scent of a Woman" entre os melhores papéis. Não gostei desse filme cheio de clichès.
´
Estou à espera do próximo confronto!

Cumprimentos.

2/15/2006 05:29:00 da tarde  
Blogger nuno SHARE

pedro bem-vindo, n destacamos o filme, mas sim o desempenho do pacino. cumps.

2/15/2006 08:42:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home