20051207

C:\>Beware of the Dark Side_

No seguimento do que já tinha prometido aqui vai um post sobre um blockbuster, neste caso o maior de 2005 (acho eu), Star Wars Episode III: The Revenge of the Sith. A temática já tinha sido aqui abordada, focando uns vídeos de casting extremamente raros, agora vamos falar um pouco do filme e já agora da saga. Este é claramente o melhor dos novos, mas continua a não ter a mística dos velhinhos. Há um exercício interessante que pode ser feito, vejam o episódio III e depois o IV, fica a sensação que há ali qualquer coisa que não bate certo, sabemos que é a mesma história, mas parece mal encaixada. É óbvio que o principal está lá e é coerente, mas a abordagem é outra. Assim de repente lembro-me de algumas coisas:

- os sith são uma invenção nova da qual não se houve falar nos episódios IV, V e IV;
- nos episódios IV, V e VI a força é vista como uma religião, em que alguns acreditam e outros não, nos primeiros é um dado adquirido;
- no episódio IV o Darth Vader é tratado pelo comandante da nave como sendo um gajo qualquer, sem qualquer cerimónia;
- o tio (acho que é tio) do Luke fala do pai dele como se conhecessem muito bem quando nos episódios anteriores não há nada que indicie isto;
- deve haver mais, mas eu é que não me lembro de mais nada.

Eu gosto mais da primeira abordagem de Lucas. No que respeita aos filmes um por um parece-me que os últimos episódios (que na realidade foram os primeiros) da saga se encontram mais equilibrados em termos de narrativa, a história desenrola-se de forma mais fluída e agradável, nos primeiros (que na realidade são os últimos) nem tanto. O meu preferido é o Império Contra-Ataca, é o mais negro e acho que é por isso que é o que gosto mais. Tenho quase a certeza que foi dos primeiros filmes que vi que não acaba bem, e isso, por vezes, é simplesmente refrescante.

Entretanto, aconselho a verem este momento fabuloso, onde se retrata o fanatismo pela saga e a coragem de um inimigo.

2 Comments:

Blogger chica SHARE

Concordo com quase tudo o que foi dito, mas de uma maneira ainda mais radical. Para mim, fan incondicional da trilogia inicial (Episódios IV, V, VI) do Star Wars, pareceu-me que as prequelas devem muito à qualidade dos guiões, as histórias são fracas e os filmes muito baseados em efeitos especiais e com muita falta de conteúdo. Na minha modesta opinião, teria vivido bastante bem sem eles :), e ter-se-ia mantido a mística da primeira trilogia que de certa maneira foi perdida com os últimos 3 filmes.
Mas fazendo uma análise dos 3 primeiros, sem dúvida que o " the empire strikes back" é o melhor!!!! Nisso concordo plenamente!!!

12/08/2005 03:07:00 da manhã  
Blogger Gonçalo SHARE

Obrigado chica. Pelo comentário e pelo resto :P

12/08/2005 08:59:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home